sexta-feira, 9 de julho de 2010

Origami!!

O que exatamente é o origami?
Literalmente “dobrar papel“. A palavra “origami” vem da união de duas palavras em japonês, “ori” vem do verbo “oru” que significa dobrar e “gami” vem de “kami” que significa papel e quando ditas juntas o “k” é substituído por “g”, ou seja “origami” pode ser entendido como “a arte de dobrar papel”.
O origami é uma tradição japonesa que consiste em criar determinadas figuras dobrando uma folha de papel, sem cortá-la ou colá-la.
Normalmente o papel usado é quadrado, e as faces podem ou não ser de cores e/ou estampas diferentes.

Origem
A origem exata do origami é desconhecida, a mais provavel é que tenha surgido como uma decorrência natural da invenção e divulgação do papel. O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. Por volta do século VI a técnica de confecção do papel chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas apenas a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino). Conforme foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi deixando de ser um artigo de luxo, e o origami foi se tornando cada vez mais popular.
Por muito tempo as técnicas do origami foram passadas apenas verbalmente de geração em geração. Os primeiros livros de Origami surgiram entre 1603 e 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” – Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía por volta de 150 modelos de origami. Este livro trazia o atualmente muito conhecido modelo do sapo. Com esta publicação, o origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.

Atualmente
Hoje em dia no Japão o origami é bastante divulgado entre todas as faixas etárias, seguindo as tradições de séculos passados. Mas está muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em todo o mundo.
O origami também ajuda muito no desenvolvimento intelectual da crianças, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

Formas mais comuns
Tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde, o sapo representa o amor e a fertilidade e a tartaruga, a longevidade.

Curiosidade:
Segundo reza a lenda, quem faz mil tsurus desejando algo, terá seu pedido realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário